7.26.2004

dia dos avós

Hoje pra quem não sabe se comemora o dia de São Joaquim e Santa Ana, os pais de Nossa Senhora, portanto os avós de Jesus.
Como a midia não deixa passar nada, criou há alguns anos o dia dos avós. E hoje também é meu dia ehehehh...
Dizem que os avós são como que pais com açucar...
Eu concordo com este pensamento e lembro dos meus avós por parte de minha mãe, até porque os avós por parte de meu pai não tive grande contato, primeiro porque o avô já tinha morrido e a avó morava longe...
Mas vontando ao Sr. Ernesto e Dona Maria da Conceição, foram um casal simples mas que guardavam sempre um carinho especial para os netos. Lembro que nenhum, e eram muitos, era o preferido. Tratavam a todos com umgrande carinho e  sempre era uma alegria poder nos finais de semana ficar na "casa da vó" e ouví-la contar estórias e mais estórias de assombração, ao redor do calor do fogo, sentados num banco compridoque acompanhava o tamanho da mesa.
Verdadeiras ou não, sempre queríamos mais e ela com seu coquezinho amarrado atrás da cabeça, degustava o sabor do fumo de corda, no "seu paieiro".
Meu avô sempre tinha um presentinho escondido para os netos (costumava guardar para amadurecer os caquis apanhados ainda meio verdes do pé) Nós amávamos ganhá-los...
Minha avó foi uma figura ímpar,  mulher de grande coragem e fé.
Acho que onde está ainda vela por nós.

7.21.2004

existem vícios...

Tem pessoas que curtem logo que levantam acender um cigarrinho e dar umas boas tragadas... dizem que é gostoso... nunca provei.
Tem pessoas que curtem logo cedinho bebericar um gole de café bem  pretinho   enquanto arrumam a mesa para o verdadeiro café da manhã... não tenho esse hábito.
Tem pessoas que já gostam de sair arrumadinhas e maquiadas do banheiro após o banho matinal... não é o meu caso.
Tem pessoas que levantam cedinho, mal o dia está clareando pra fazerem    seus exercícios diários antes de iniciarem qualquer outra coisa... eu faço minha caminhada mas sempre depois que o solsinho levantou.
Tem pessoas que curtem ligar o computer já cedinho, verificar sua caixa de entrada, e se atualizar com as noticias do dia...eu estou entre elas... e que vício gostoso... saber se chegou alguma coisa... ver o que o fulano postou no blog... responder e enviar mensagens... ver se ela está conectada e bater um papinho rápido...
Existem vícios e vícios e eu estou ficando viciada.

7.18.2004

faltam nove dias para oito meses...

O tempo passa... o tempo voa... a a poupança bamerindus continua numa boa!!!
Será que ainda vale esse jingle?!?!?!?
Nosso fofolete já vai fazer oito meses e eu morro de vontade de estar perto, de apertar, fazer cosquinhas, morder...
Acho que vou me programar pra fazer uma visitinha, só que não pode demorar muito. Como me disse a Dry: - "a senhora está perdendo uma fase muito boa..."
Ah!  se não fosse a distância...
Estou perdendo conviver com o Gio... com a Ca... com o Lorenzinho...
Ah! essa distância...
Nosso fofolete...
 
 

7.17.2004

Aquela que me deu a vida e seu primeiro bisneto = Lorenzo...
 
 

niver em dobradinha...

Ontem por estar  longe pensei muito nela. Há 77 anos, nascia aquela que me deu a luz. Uma pessoa que passou por muitas coisas nesta vida, mas que nunca perdeu a fé. Quando eu era adolescente e perdi meu pai, foi ela que fez as vezes de pai e mãe em minha vida e na vida de minha irmã. Hoje que já tenho os filhos crescidosentendo bem todas as coisas que ela me dizia e também proibia. Sei que herdei muitas coisas dela: a vontade de sempre ir em frente por mais difícil que seja a situação, a coragem de contestar quando sinto que as coisas não deveriam ser assim, a grande vontade de viver e viver sempre mais...
 
Ela nasceu no dia em que comemoramos a festa de Nossa Sra.do Carmo e ontem aprendi um pouco mais sobre a história dela.  Em Jerusalém tem um monte chamado Carmelo onde muitos homens jovens ergueram um mosteiro que dedicaram  a virgem e tinham como objetivo salvá-lo das tropas invasoras não cristãs,  nem que para defender sua f é tivessem que morrer. Toda a liturgia de ontem foi muito forte em cima do tema " a vida é eterna".  O   nomede minha mãe deveria ser Carmem e não Inez,  em compensação ela tem uma neta chamada Carmela. 
 

7.15.2004

pior que a umidade do tempo, só a umidade da alma...

Vivo uma época difícil por aqui. Não quero frio - o calorzinho vem e com ele uma umidade incrível. Tem água por todos os lados. A temperatura está baixando, prometendo até neve para o weekend, mas a umidade continua.
Adriany chegou ontem (hoje visitará o trabalho de duas indústrias de laticínios em Carlos Barbosa) e trouxe a alegria de nosso pequeno Lorenzo, estampada em fotos. Cada dia que passa ele reserva uma novidade. Conversamos muito e constato que a maternidade a deixou mais bonita e mais amiga. Na bagagem de volta, leva a encomenda...



Tem coisas que cabe a cada um de nós resolver. Mas estou me sentindo incapaz de sair desta umidade de alma. Queria que coisas novas acontecessem pra me fazer secar por dentro e voltar a ver o mundo como sempre o vi, lindo, cheio de coisas capazes de me transformar.
Enquanto espero, escrevo meu livro.

7.13.2004

e o frio veio pra ficar

Fim de semana em Lages com temperaturas baixíssimas. Em São Joaquim, cidade próxima os termômetros registraram 7 graus negativos.
Parece que foi ontem que viajei para Ribeirão para esperar a chegada do lorenzo. Logo, logo (pois o tempo está voando) o moleque fará um aninho. A última dele é que foi à aula de natação. O Luigi contou que foi o maior sarro, ele só queria fazer bagunça.
Amanhã Adriany deixará os dois sozinhos pois virá pra Porto. Chegará às 18:00h e dormirá por aqui.
Muitas conversas pra serem postas em dia e planos para a viagem pros States.
Uma amostra da família no último findi em Campo Grande...



Lorenzinho na natação...

7.08.2004

uma quinta qualquer pra não passar em branco

Há alguns dias não venho escrever; primeiro porque nada diferente aconteceu, segundo a vontade faltou.
Mas, para não perder o costume, alguma coisa sempre acontece...
Sinto que a minha menina, cada dia que passa mais forte fica. A vida ensina a chorar e a sorrir.

Nas voltas que o mundo dá mais amizades tenho feito e hoje elas são pessoas que sentem, sofrem, riem, choram e aprendem ingles como eu.
Nossa última aula do semestre e tenho a impressão de que quanto mais estudo me fortaleço na escrita, mas mais burralda fico na conversação. Quantas vezes ja me fiz a pergunta: - "o que estou fazendo aqui?"
Chego à conclusão de que não quero parar no tempo, quero muito tempo pra mim. Unindo o útil ao agradável (ca pra nós, as aulas são o maior sarro, o professor é gente fina) estou gastando tempo comigo mesma.

A família Toninelo 2(Luigi, Dry e Lorenzo) estão em Campo Grande/MS
foram visitar a outra vó - Maria Célia.
"Cidade Morena - quem te viu jamais esquece"

7.04.2004

será que alguém resiste a este sorriso???

um domingo diferente

Hoje fiz uma coisa que nunca na minha vida imaginaria fazer.
Em pleno domingo de inverno, com sol de brigadeiro, no "brique da redenção", assisti à parada gay.
Enquanto "eles e elas" desfilavam, cercados pelos seus simpatizantes, refletia e comentava com a Adriana, namorada do Alexandre, (quem sabe minha sobrinha num futuro próximo) sobre o ser produzido com dinheiro e arte que agrada aos olhos e o reverso da medalha, que se torna até ultrajante para os olhos.
Poucas ou nenhuma mulher bonita, em compensação homens simpáticos, charmosos e porque não dizer lindos que com certeza soltariam suspiros de qualquer mulher que sabe apreciar uma obra de arte.

Mas o domingo também me fez apreciar os primeiros passos do pequeno Lorenzo, mesmo no andador. Ele tá ficando com carinha de moleque e o topete é clone do pai dele.

Estou entrando numa nova semana, refletindo sobre a vida daqueles que estão longe. Porque coração de mãe sofre tanto???
Queria ter asas para poder estar mais perto... para poder abraçar com vontade... para poder... ah! deixa pra lá...
Vou virar a página da vida e rodar, e cantar, e rir até chorar...