11.30.2005

dois anos do lorenzo

Tudo pode acontecer quando se quer bem.
Temporal, enchente, mudanças nos vôos... mas tudo se tira de letra quando o homenageado é uma pessoinha muito especial.
É tão pequeno ainda mas tudo consegue com aquele jeitinho meigo de guri malandro... aquele olhar forte de quem sabe tudo... aquele sorriso que faz qualquer um rir junto com ele.
Avós são pessoas suspeitas pra escreverem sobre netos, mas quem melhor do que elas para fazerem isso???
Lorenzo mostrou o futuro quando pendurou o presente do "vovô mor" no pescoço e com os dedinhos grossos começou a mexer nos botões e fios da guitarra. Teremos outro músico na família?





Sempre ouvi dizer que além de corujas os avós são pais com açúcar.
Quem dera pudessemos afastar tudo o mal que existe por aí adoçando tudo para os netos.

11.21.2005

findi

O Valmor veio me buscar na sexta-feira às 18:30 e seguimos para N.Hamburgo onde o SINCOPEÇAS oferecia um jantar palestra. O palestrante, Daniel C. da Luz, uma pessoa muito conhecida mas apenas de nome, cativou os presentes. Conversei com vários funcionários da Pelle que há muito não via. Depois da palestra, enquanto eles foram tomar sorvete, nós continuamos nosso caminho seguindo viagem, pois nossos planos eram dormir na serra e pela manhã continuar ruma a Lages. Faltando 20 km para Nova Petrópolis, entortamos uma roda, perdemos o pneu e com o estepe vazio tivemos que seguir a "passos de tartaruga"... Chegamos bem tarde, dormimos e no sábado fomos procurar quem arrumasse roda com liga de aluminio. Seguimos para Caxias mas já pensando em voltar para Porto... Com tudo arrumado chegamos em Lages 14:30 e valeu o passeio apesar da correria. Encontrei minha mãe mais animada, com menos dor e contente pela visita.
Tanto na ida quanto na volta, o que mais chamou a atenção na estrada foi a quantidade de "maria-mole", uma planta que dá florzinhas amarelas, com um perfume forte. As abelhas fazem mel dessas flores, que é muito saboroso. Parecia até que alguém tinha semeado no campo...
Não era uma planta aqui ou ali, mas todas juntas formando um lindo tapete amarelo.







Abaixo do rio Pelotas, que divide os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, construiram uma barragem e as águas do rio subiram tanto que não se vê mais o concreto da ponte velha que caiu quando eu e Valmor começamos a namorar. Lembro que ele servia o exército nessa época e passou mais de quinze dias trabalhando no transporte de um lado e outro do rio através de balsas.



A estrada permaneceu em obras durante mais de seis meses, pois além de desviarem-na foi levantada muitos metros.
A madeira das árvores que foram cortadas na região que foi alagada, parte dela se encontra na beira das estradas e rodovia. Imagino que deverá ser doada ou vendida...



Hoje o visual da região é outro. No lado catarinense começa a aparecer as primeiras construções de hotéis fazenda...



E o lazer já é outro. A antiga canoa é trocada por lanchas velozes que cortam as águas.
Esta barragem é a primeira de três que serão construidas na região.
E a pergunta fica no ar... e a gente ribeirinha??? e a flora e a fauna???
Até agora não ouvi e não li nada a respeito...

11.15.2005

feriadão da república

O tempo melhorou e depois de muitos, este final de semana foi com muito sol e calor. Resultado: a cidade ficou vazia... as pessoas aproveitaram o feriadão e foram abrir suas casas nas praias aqui próximas. Valmor viajou na segunda cedo para sampa, motivo: reunião de final de ano. Tomara que tenhamos boas novidades.
Em casa eu e Carmela nos divertimos cada uma com seus trabalhos. Aproveitei a folga e voltei a costurar. Pra quem estava tanto tempo longe da tesoura e da máquina até que rendeu um lindo modelito pra Ca. De tardinha resolvemos dar uma saida e pegar um cineminha - "O jardineiro fiel" - muito bom por sinal. Valeu a saida.
O Luigi me ligou e contou a ultima do Lorenzo - quando perguntam quantos aninhos ele vai fazer (faltam só doze dias) ele fica calado, não diz nada. Quando insistem - vc vai fazer dois? Ele responde ligeirinho - teis, cato.
O Gio me mandou fotos do jardim. A árvore grande já está sem folhas. Está tudo diferente.
Amanhã tenho aula de tear triangular pela manhã e de pente liço a tarde. Estou adorando as aulas e meus trabalhos. Mandei forrar o sofá da sala e resolvi tecer as almofadas novas. Logo mais fotos dos trabalhos. E o tempo pra todos os planos???