11.01.2004

coisas da bienal

Em São Paulo, eu e Carmela tiramos um tempo para visitar a 26a. Bienal.
Coisas interessantes, mas poucas. Até a arte está em crise.
Algumas conseguiram me sensibilizar outras nem tanto.
O tema desta bienal - o território livre - contrabando de imagens, segundo o curador: - "o território livre começa onde o mundo convencional termina"
Quatro artistas conseguiram me deixar lembranças: Chen Shaofeng (se não me engano da China), Victor Mareshchenko (Ucrânia), Beatriz Milhazes (Brasil) e Piotr Uklanski (Polônia).
Chen fez seu trabalho interagindo com o personagem que também teve de pintá-lo;
Victor em grandes painéis retratou mineiros em seu dia-a-dia, de trabalho e lazer;
Beatriz pintora há 20 anos está sempre em busca de algo a mais;
Piotr foi quem mais me chamou a atenção com suas grandes fotografias. Seus projeto começou na passagem do ano de 1999 para 2000. Quando acordou resolveu andar e fotografar para ver como estava o mundo no inicio do ano. Quando revelou as fotos, percebeu que embora conhecendo bem os lugares, eles não eram os mesmos que seus olhos estavam acostumados a ver.
Abaixo os trabalhos de Chen, Victor, e Beatriz respectivamente.





Um comentário:

Gio Toninelo disse...

Poxa, mae...que bacana! Que bom que deu para aproveitar a visita. Pena que eu nao tava com voces...