8.24.2006

confesso que fiquei com água na boca

Ainda estou perplexa com o e-mail recebido:

Prezados(as) senhores(as),
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do RS oferece o Curso de Especialização em Economia da Cultura, destinado a profissionais de nível superior ligados à área da Cultura e afins, em esfera pública, privada ou do terceiro setor. Trata-se de curso multidisciplinar com capacitações em Economia, Cultura e Gestão Cultural.
Inscrições prorrogadas até 08/09/2006. As aulas serão ministradas nas sextas-feiras (à noite) e aos sábados (manhã e tarde).
Mais informações no site http://www.ppge.ufrgs.br/cultura/
Objetivos do Curso
A expansão da área cultural como atividade econômica organizada vem se consolidando em nosso tempo. Em um ritmo constante aumenta a participação de organizações privadas, públicas e do terceiro setor na criação do bem público cultural, com uma orientação meritória ou de mercado, ou ainda, da fusão destes dois segmentos. Cada vez mais ocorrem ações e investimentos, criam-se ONGs, fundações e institutos, empreendem-se recursos humanos no setor, o que implica positivamente em um aumento da participação relativa da cultura nos PIBs nacional e mundial, a partir da geração de emprego, renda e de externalidades positivas.
Com a ampliação relativa da importância econômica do setor cultural na economia, evidentemente ocorre a complexificação da gestão, produção e incorporação de bens culturais, o que vem determinando escassez de capital humano no empreendimento de tais atividades. O fornecimento de conhecimentos para o combate desta escassez é então o foco deste curso, na medida em que objetiva preparar o profissional para a tomada de decisões estratégicas na alocação de recursos públicos e privados para a produção e gestão de bens culturais, usando um instrumental lógico e analítico de caráter amplo e academicamente consistente. Assim, o curso pode proporcionar a capacitação de quadros dos setores público e privado para que atuem de forma eficiente na produção e gestão de bens culturais, a partir de capacitações na Teoria Econômica e de Gestão, Cultura (em perspectiva histórico - conceitual) e Gestão Cultural.

Não sei quem foi a alma boa que fez esta gentileza que me deixou tão feliz.
Confesso que se não fosse o custo do curso, já teria feito minha iscrição.

Nenhum comentário: