6.21.2008

uma viagem super gostosa...

Há quase uma semana retornamos do sul e só hoje consegui organizar minhas fotos para registrar os melhores momentos. Quando íamos para o sul, no tempo em que as crianças eram pequenas (mania de mãe, os filhos sempre vão ser crianças) tínhamos que atravessar o Rio Paraná de balsa e era bem divertido. Já há algum tempo essa travessia é feita por uma enorme ponte construída em parceria pelos dois estados: Paraná e Mato Grosso do Sul.
Esta é a ponte da divisa...

Chegando em Foz do Iguaçu, fomos logo tratando de organizar nosso horário para fazermos tantos passeios quanto nosso tempo permitisse. Na noite da chegada fomos para a Argentina. Fizemos compras e fomos ao Cassino, mas ganhar que é bom... neca.
Em frente ao Duty Free Shop...

Manhã seguinte iniciamos com visita à Usina de Itaipu. Tudo lá é muito grande e bem diferente de quando vsitamos pela primeira vez.
Abaixo o escoadouro. Onde corre água foi feito o desvio do leito Rio Paraná, para a construção da barragem...

Quando em 1973 foi iniciada as obras da grande usina, ouvia-se muitos comentários desfavoráveis. O que hoje se vê é uma coisa fantástica. Um cuidado com tudo que existia e muito mais. A energia e a ecologia caminham de mãos dadas.
Em determinada época do ano, existe "a piracema" quando os peixes sobem o ro para desovarem e para isso foi criado o "canal da piracema"...

Na época de pico da construção existiam quarenta mil trabalhadores tocando a obra. Um respeito muito grande com quem ajudou a erguer uma das sete maravilhas do mundo moderno, é o parque do trabalhador onde cada um plantou uma árvore. No nosso ônibus tinha um senhor que esteve presente na construção e ele dizia para a esposa: - acho que minha árvore deve estar bem grande, foi um ipê roxo...

Neste prédio abaixo trabalham hoje cinco mil funcionários dos dois países: Brasil e Paraguai. Muitas pesquisas são realizadas e cientistas de outros países vem em busca de informações...

Uma vista parcial da usina ao fundo. Os vertedouros estavam secos devido a água represada estar baixa...

Saindo da usina fomos visitar o parque das aves...

Logo na entrada um laguinho com carpas escuras e douradas...

Impressionante o cuidado de manter os animais em um lugar mais próximo ao seu habitat natural. É como se fosse um viveiro enorme e nós humanos podendo interagir nesse meio com a nossa presença. Valmor ao lado de uma jacutinga...

Muitas araras...

Essa ararinha azul chama-se Alice (fiz questão de fotografá-la porque tenho uma amiga no sul com o mesmo nome)...

Flamingos...

Um casal de faisões. Respectivamente o macho e a fêmea...

Em meio a beleza do lugar, o homem lembrou-se de agradecer ao seu Criador...

Neste mesmo dia à tarde, fomos para as Cataratas do Iguaçu.
Fizemos um passeio de barco inflável pelo rio, indo até uma das quedas de água, passando por várias corredeiras. Será que alguém pode imaginar o que passava pela minha cabeça, tendo trauma de água e não sabendo nadar???

Ao fundo a grande e famosa queda "garganta do diabo"...

Voltando do passeio em ônibus aberto, podendo ver a riqueza da flora na região...

Saindo de Foz, fomos para Curitiba. Para chegar lá, fizemos um desvio de mais ou menos duzentos kilômetros porque a estrada estava interditada pelos indios. Neste dia chovia muito e a estrada do desvio era péssima.
Valmor no shopping "Estação" (a estação férrea foi revitalizada, criando-se alí um shopping, bem próximo a Estação Rodoferroviária de Curitiba)...

De Curitiba, fomos a Navegantes e para chegarmos a Itajai atravessamos o rio de ferrybout...

Um lugar no mapa que sempre será visitado por nós é Florianópolis. E nessa maravilhosa cidade existe um lugar que para muitos não significa nada, mas para nós... Box 32. Lá você come o melhor pastel da cidade e bebe o chopp mais saboroso...

É lá também onde você compra o peixe mais fresquinho. Valmor comprando tainhas. Levou para Tica e Teco os dois irmãos...

O cartão postal da cidade - "Ponte Hercílio Luz". Toda em ferro trazido da França...

De Floripa rumo a Lages pra ver nossa gente.
E agora é que parei pra pensar que já sou tia-avó. João Manoel...

Tio Tica e Veroni como sempre muito hospitaleiros, fizeram um churrasco no Caça e Tiro para reunir os mais chegados. Parte da família: Carla, Tia Norma,Veroni, Tata e Valmor...

Adriana, Alexandre e Valmor. Acho que ano que vem teremos festa de casamento...

Rodinha de bate-papo: Grácia, Simone, eu com João Manoel, Veroni...

Como tudo que começa, termina... nossas férias também.
O frio era tanto no dia que saimos 5- que até perto de Caçador, pelas dez horas da manhã ainda tinha geada...

Já no Paraná, a marca do estado - os pinheiros...

E quem planta essa magestosa árvore é essa pequenina ave - a gralha azul...

O contraste do verde das plantações de cana, milho e trigo com o asfalto...

Entrando no estado de Mato Grosso do Sul, de manhãzinha, um fenômeno meteorológico.
Cerração...

E terminando a viagem com o sol se pondo no infinito, agradecendo ao Todo Poderoso pela viagem, pelas maravilhas da natureza, pelas pessoas queridas que encontramos...